Alguns apontamentos sobre o processo de formação pedagógica na área da filosofia e sua decorrente produção de pesquisa e conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.32459/revistalumen.v7i13.205Resumo
Partindo da distinção indicada por Paulo Freire entre formação e treino em uma área de estudos, este artigo pretende tecer algumas considerações a respeito dos temas do ensino-aprendizado da filosofia e de seu aporte para a produção de conhecimentos nesse campo do saber. Nele será argumentado que, em nosso ambiente acadêmico, essa atividade pedagógica parece privilegiar a dimensão do treino em detrimento daquilo que Immanuel Kant, em um mote famoso, chamava de “aprender a filosofar”. Face esse cenário e seguindo algumas ideias dos professores Ricardo Terra, Marcos Nobre e Oswaldo Porchat, o artigo aponta para a necessidade de revitalização da centralidade do consórcio epistêmico entre os diversos saberes, processo que, contudo, não deve de modo algum descuidar da natureza argumentativa e justificadora da atividade filosófica e de seu discurso.
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Referências
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