AS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO ON-LINE NO ENSINO SUPERIOR: O PROFESSOR ON-LINE
DOI:
https://doi.org/10.32459/revistalumen.v4i7.117Resumo
Neste texto serão abordados assuntos que vão contribuir para entender as práticas do comunicação on-line e como elas podem ser utilizadas para a interatividade entre professores e alunos do ensino superior. Ao longo do desenvolvimento, serão comentadas algumas tecnologias digitais/virtuais que contribuirão para a formação do raciocínio global necessário. Temas como a formação aberta no espaço virtual, a desterritorialização no espaço virtual e a (nova) ação docente mediada por tecnologia digital a distância: o professor on-line, permitirão a reflexão necessária para entender como as tecnologias de informação estão influenciando o trabalho docente e discente.
Palavras-chave: Comunicação on line; ciberespaço; formação virtual.
Downloads
Métricas
Referências
ALAVA, Serafin & Colaboradores. Ciberespaço e formação aberta. Rumo a novas práticas educacionais? Porto Alegre: Artmed, 2002. 224 p.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede, tradução Roneide Venâncio Majer. São Paulo: Paz e Terra, 1999, 620 p.
DERTOUZOS, Michael L. O que será: como o novo mundo da informação transformará nossas vidas, tradução por Celso Nogueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, 416 p.
e Terra. 1986, 224 p.
IANNI, Octavio. A sociedade global.12. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. 192 p.
LEVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999. 260 p.
LEVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34. 1999. 203 p.
MAFFESOLI, Michel. A contemplação do mundo. Trad. Por Francisco Franke Settineri. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995.168 p.
MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. 4. ed. São Paulo: Forense Universitária, 2006. 320 p.
MORAES, A. P. Quartim de. Multiculturalismo e identidade: o papel dos meios de comunicação e da escola. Revista Comunicação & Educação – Eca – USP. São Paulo, n. 21, maio a ago. 2001, ano VII, p. 37–42.
PROETTI, Sidney. Metodologia do trabalho científico: abordagens para a construção de trabalhos acadêmicos. 5. ed. Revista e apmpliada. São Paulo: Edicon. 2006. 190 p.
PROETTI, Simone Ziantonio. O aluno universitário e a compreensão global de textos. São Paulo: Edicon, 2005. 94 p.
VIGNERON, Jacques Marie Joseph. Comunicação interpessoal e formação permanente. São Paulo: Angellara Editora, 1996. 224 p.
VIGNERON, Jacques Marie Joseph. O teletrabalho na sociedade tecnológica. Comunicação e sociedade. São Bernardo do Campo. SP., n. 30, 1998, p. 237-254.
VIGNERON, Jacques Marie Joseph. Teleformação em tempo de multimídia. In “França Flash” n. 20. Jul. – Ago. – Set. 1999. P. 20-21.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O periódico Revista Lumen utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.