MARX, MÍDIA E EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM INTRICADO PROCESSO

Autores

  • Sidnei Ferreira de Vares UNIFAI - Centro Universitário Assunção

DOI:

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v5i10.176

Resumo

Este artigo tem por intuito discutir as relações entre Marx, mídia e educação no Brasil, a partir da análise de algumas narrativas contrárias ao pensamento do filósofo alemão que, nos últimos anos, se intensificaram nas mídias tradicional e alternativa, e que coincidiram com o surgimento do movimento Escola Sem Partido, cujo principal alvo são os professores de humanidades, acusados por seus integrantes de realizar proselitismo ideológico em sala de aula, na condição de agentes do “marxismo cultural”. Na medida do possível, procuramos mostrar as afinidades entre os difusores destas distorções através da mídia e os princípios que, desde o primeiro instante, deram forma a esse movimento. Ao mesmo tempo procura-se revelar a fragilidade dessas análises e princípios, buscando no legado marxista elementos críticos que possibilitem maior clareza acerca deste processo.

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Publicado

2021-11-21

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