Apolo, Dionísio e a tragédia grega no primeiro Nietzsche
DOI:
https://doi.org/10.32459/2447-8717e244Palavras-chave:
Apolíneo. Dionisíaco. Tragédia. Nietzsche.Resumo
Este trabalho tem por objetivo compreender os conceitos do apolíneo e do dionisíaco e a importância da tragédia grega nas obras iniciais de Friedrich Nietzsche. Apolo é o deus da medida, da retidão, do sonho, dos limites individuais, enquanto Dionísio é o deus do vinho, da dança, da música, marcado pela embriaguez e exagero. Apolo e Dionísio são impulsos da natureza com tendências opostas, mas que se unem e se complementam na tragédia grega. A tragédia grega é capaz de justificar a existência pela rica compreensão de mundo que ela propicia. O homem grego tem consciência dos sofrimentos do mundo e usa a arte como forma de suportar a vida. Sócrates passou a criticar tudo aquilo que não podia ser compreendido pela razão e pela lógica, com isso houve a queda dos valores dionisíacos e por consequência, aquilo que Nietzsche considera como a morte da tragédia.
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Referências
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