Rousseau iluminista?

as trevas das Luzes no Discurso sobre as ciências e as artes

Autores

  • Paulo Jonas Lima Piva Universidade Federal do ABC/UFABC

DOI:

https://doi.org/10.32459/2447-8717e254

Palavras-chave:

Iluminismo, Moral , Razão , Renascimento, Rousseau

Resumo

Em sua obra de estreia na filosofia, o Discurso sobre as ciências e as artes, de 1750, Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), apesar de enfatizar que não são as ciências e as artes em si mesmas que ele ataca e sim as suas relações deletérias com a virtude e os costumes ao longo da história, não se percebe na sua argumentação o entusiasmo, o otimismo e o comprometimento com a racionalidade humana que uma certa ideia de filósofo iluminista, estereotipada talvez, nos faz esperar. Sendo assim, como entender e classificar a reflexão desse momento intelectual específico de Rousseau, em que o seu pensamento ainda é um esboço e um vislumbre do que será o seu célebre Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, de 1755? Eis a motivação e o horizonte problematizador deste artigo sobre a primeira reflexão filosófica de Rousseau


Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo Jonas Lima Piva, Universidade Federal do ABC/UFABC

Doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor de filosofia da Universidade Federal do ABC (UFABC)

Referências

ADORNO, T. W. & HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

FERREIRA, A. B. H. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2010.

KANT, I. Resposta à questão: o que é esclarecimento?. Trad. de Vinícius de Figueiredo. In: MARÇAL, J. (org.) Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED, 2009.

MARX, K. Contribuição à crítica da filosofia do direito de Hegel. Introdução. Trad. de Lúcia Ehlers. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

ONFRAY, M. Contre-histoire de la philosophie 4: les ultras des Lumières. Paris: Éditions Grasset & Fasquelle, 2007.

ROUSSEAU, J. J. Discours sur les sciences et les arts. Texte présenté, établi et annoté par François Bouchardy. Paris: Gallimard, 2006.

ROUSSEAU, J. J. Discurso sobre as ciências e as artes. Trad. de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril Cultural, Col. “Os Pensadores”, 1978.

Downloads

Publicado

2023-10-15