Rousseau iluminista?

as trevas das Luzes no Discurso sobre as ciências e as artes

Auteurs

  • Paulo Jonas Lima Piva Universidade Federal do ABC/UFABC

DOI :

https://doi.org/10.32459/2447-8717e254

Mots-clés :

Iluminismo, Moral , Razão , Renascimento, Rousseau

Résumé

Em sua obra de estreia na filosofia, o Discurso sobre as ciências e as artes, de 1750, Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), apesar de enfatizar que não são as ciências e as artes em si mesmas que ele ataca e sim as suas relações deletérias com a virtude e os costumes ao longo da história, não se percebe na sua argumentação o entusiasmo, o otimismo e o comprometimento com a racionalidade humana que uma certa ideia de filósofo iluminista, estereotipada talvez, nos faz esperar. Sendo assim, como entender e classificar a reflexão desse momento intelectual específico de Rousseau, em que o seu pensamento ainda é um esboço e um vislumbre do que será o seu célebre Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, de 1755? Eis a motivação e o horizonte problematizador deste artigo sobre a primeira reflexão filosófica de Rousseau


Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Paulo Jonas Lima Piva, Universidade Federal do ABC/UFABC

Doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor de filosofia da Universidade Federal do ABC (UFABC)

Références

ADORNO, T. W. & HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

FERREIRA, A. B. H. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2010.

KANT, I. Resposta à questão: o que é esclarecimento?. Trad. de Vinícius de Figueiredo. In: MARÇAL, J. (org.) Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED, 2009.

MARX, K. Contribuição à crítica da filosofia do direito de Hegel. Introdução. Trad. de Lúcia Ehlers. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

ONFRAY, M. Contre-histoire de la philosophie 4: les ultras des Lumières. Paris: Éditions Grasset & Fasquelle, 2007.

ROUSSEAU, J. J. Discours sur les sciences et les arts. Texte présenté, établi et annoté par François Bouchardy. Paris: Gallimard, 2006.

ROUSSEAU, J. J. Discurso sobre as ciências e as artes. Trad. de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril Cultural, Col. “Os Pensadores”, 1978.

Téléchargements

Publiée

2023-10-15