A relação simbiótica entre formação imaginária e ethos discursivo na análise do discurso
DOI:
https://doi.org/10.32459/2447-8717e233Abstract
O objetivo deste artigo é tratar comparativamente as noções, pertencentes ao campo de atuação da Análise do discurso, de formação imaginária e ethos discursivo, sob a ótica da transformação interna de como certos princípios da linguagem são concebidos a ponto de alterar o funcionamento conceitual desses operadores analíticos e de como determinações históricas remodelam-nos. Para tanto, em função da organização arquitetônica deste artigo, tem-se a seção, Formação imaginária e ethos discursivo: uma discussão, que aborda, a partir de determinados instrumentais epistemológicos, as semelhanças e diferenças entre essas duas noções. Como resultado desta investigação, verificou-se que ambas destacam, segundo seus respectivos aportes epistêmicos, elementos integrantes do processo de construção discursivo relativamente próximos, como a projeção do sujeito no circuito virtual de comunicação, de modo que a distinção entre elas reside na ênfase dada, por cada uma, aos mecanismos constitutivos da manifestação dos integrantes do discurso.Downloads
Metrics
References
CÂMARA. Joaquim Mattoso Júnior. Dicionário de linguística e Gramática. 25 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso político. Trad. Dilson Ferreira da Cruz e Fabiana Komesu. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2017.
CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de Análise do Discurso. 2 ed. Trad. Fabiana Komesu et. al. São Paulo: Contexto, 2008.
DUBOIS, Jean. et al. Dicionário de linguística. Trad. Izidoro Blikstein. 20 ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. Trad. Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. 22 ed. São Paulo: Cultrix, 2010.
MAINGUENEAU, Dominique. A noção de ethos discursivo. In: MOTTA, A. R.; SALGADO, L. (Org.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008a. p. 11-32.
MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. São Paulo: Parábola, 2008b.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. Trad. Cecília P. de Souza e Silva; Décio Rocha. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
ORLANDI, Eni. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. 4 ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012.
PÊCHEUX, Michel. A Análise de discurso: três épocas. In: GADET, Françoise; HAK, Tony. (org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. Jonas de A. Romualdo. 4. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010a. p. 307-315.
PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso. ln: GADET, Françoise; HAK, Tony. (org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. Bethania S. Mariani et al. 4. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010b. p. 75-116.
POSSENTI, Sírio. Questões para analistas do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SILVA, Kátia Regina Gomes da. Cenografia e a constituição do ethos discursivo: uma análise em práticas discursivas de técnicos e docentes, na universidade federal da paraíba. 2021. Dissertação (Mestrado em Linguística e Ensino). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, 2021.
SOARES, Thiago Barbosa. Percurso linguístico: Conceitos, críticas e apontamentos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.
SOARES, Thiago Barbosa. 1969, o ano que não terminou: o acontecimento da Análise do discurso. In: BUTTURI JUNIOR, Atilio; BRAGA, Sandro; SOARES, Thiago Barbosa (orgs.). No campo discursivo: teoria e análise. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.
SOARES, Thiago Barbosa. Percurso Discursivo: heterogeneidades epistemológicas aplicadas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Lumen - ISSN: 2447-8717

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Revista Lumen utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.



