EDUCAR É CONSTRUIR IMAGENS: CONTRIBUIÇÃO DO CINEMA PARA UM ENSINO JURÍDICO DE QUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.32459/revistalumen.v2i3.51Abstract
A reflexão sobre a didática e a pedagogia do professor no curso de Direito impõe-se como urgente. Tradicionalmente formalista, a prática jurídica ressente-se de um arejamento de ideias e de concepções menos dogmáticas, menos repetitivas, menos ritualistas. O ensino jurídico tem boa parcela de contribuição para a formação e manutenção de concepções tradicionais do fenômeno jurídico. Uma abordagem mais ampla do direito, questionadora e reflexiva, pode ser atingida pela mudança de hábitos tradicionais da aula de direito, expositiva, magistral. O professor de direito deve ser um agente e sujeito de um processo educacional de construção coletiva de saberes, de formação de alunos críticos e questionadores. Para buscar este diferencial, pretende-se demonstrar neste trabalho, a importância da contribuição do cinema, e de sua linguagem especial de construção de imagens, de expressão cultural formadora de realidades, de valores e de visões de mundo, para enriquecimento de uma docência jurídica de qualidade.
Palavras-chave: Educação, Cinema, Ensino Jurídico
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