DO PRECONCEITO AO ESTIGMA: A DIFÍCIL INCLUSÃO DAS JUVENTUDE(S) NEGRAS NO AMBIENTE ESCOLAR NO SÉCULO XXI

Autores/as

  • Marlene Almeida de Ataíde Universidade Santo Amaro/Unisa-SP

DOI:

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v5i9.102

Resumen

O presente artigo tem como objetivo discutir sobre as dificuldades de inclusão enfrentadas pela juventude negra no ambiente escolar. Trata-se de uma revisão bibliográfica ancorada por estudos que se dedicam ao tema em apreço, pois a população negra vivencia desigualdades que vão sendo acumuladas nas suas experiências sociais, seja nos processos de escolarização ou mesmo no ambiente de trabalho. Além das desigualdades sociais e raciais aos jovens negros ainda lhes são imputados o preconceito e o estigma atribuídos pela sociedade. Nesta perspectiva, neste breve estudo engendra-se ainda uma reflexão sobre o papel que compete a escola, bem como da formação do corpo de educadores enquanto agentes responsáveis pela desconstrução do racismo, preconceito e estigma em que os jovens negros são os principais alvos.

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Publicado

2021-03-29

Número

Sección

Artigos Livres