ESTUDO APLICADO SOBRE O USO DE JOGOS EDUCATIVOS NO ENSAIO NA TABUADA

Autores/as

  • Daniela Emilena Santiago

DOI:

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v5i9.122

Resumen

O presente artigo teve como objetivo apresentar e analisar as possibilidades de integração entre as práticas pedagógicas no quinto ano do Ensino Fundamental e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) através de jogos educacionais no processo de ensino da tabuada. Trata-se de um estudo de campo com abordagem quantitativa, realizado com a intenção de apontar possibilidades do uso de tecnologias educacionais que ofereçam suporte didático pedagógico aos professores da rede pública municipal da Secretaria da Educação da cidade de Palmital. O jogo educativo foi escolhido dentre uma grande variedade de opções oferecidas na internet por se tratar de um jogo com acesso gratuito de fácil manuseio, dinâmico e colorido que apresenta a tabuada e desperta no aluno o interesse em resolver problemas brincando e aprendendo a utilizar a tabuada, dando mais segurança no desenvolvimento das atividades propostas. No estudo proposto foram aplicadas avaliações antes e depois da utilização do software. Os dados foram analisados de forma comparativa e estatística concluindo que o software proporcionou resultado satisfatório em alunos no sentido de construção do conhecimento sobre a tabuada.

 

Palavras-chave: Jogos Educativos,  Matemática, Tabuada.

 

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Biografía del autor/a

Daniela Emilena Santiago

Docente do curso de Pedagogia e Psicologia da UNIP, campus Assis.

Mestre em Psicologia pela Unesp.

Mestre em História pela Unesp.

Doutoranda em História pela Unesp.

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Fonte

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Publicado

2021-03-29

Número

Sección

Artigos Livres