Intencionalidade e juízo eudaimonista na teoria das emoções de Martha Nussbaum

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v8i16.242

Palabras clave:

Emoções;, intencionalidade;, democracia;, Martha Nussbaum.

Resumen

Este artigo apresenta o conceito de intencionalidade e de juízo eudaimonista na teoria das emoções da filósofa Martha Nussbaum. Essa teoria é definida pela autora como uma teoria cognitiva avaliativa neoestóica e nessa perspectiva o caráter cognitivo avaliativo das emoções é o que possibilita uma educação das emoções que pode ser proveitosa para o âmbito democrático. Buscando lançar luz à reflexão sobre essa educação das emoções para a democracia, o objetivo geral deste trabalho é explicitar o uso do conceito de intencionalidade na teoria das emoções de Nussbaum, bem como sua relação com o conceito de juízo eudaimonista, fundamental para a efetivação de uma educação das emoções que possa ser um apoio para a democracia.

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Biografía del autor/a

Bianca Carraro Duda, Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO.

Licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UNICENTRO.

Evandro Oliveira de Brito, Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO.

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. Professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) junto ao Departamento de Filosofia (DEFIL) e ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE).

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Publicado

2023-12-29

Número

Sección

Artigos Livres