A presença de Sêneca e do tema da vida ocupada em aforismos para a sabedoria de vida de Schopenhauer
DOI:
https://doi.org/10.32459/2447-8717e256Resumen
Este artigo tem por objetivo principal apresentar a influência do pensamento de Sêneca nas ideias de vida ocupada e de solidão em Aforismos para a sabedoria de vida de Arthur Schopenhauer. Schopenhauer desenvolve em Aforismos um pensamento filosófico ético/moral distinto do veiculado em O mundo como vontade e representação. Para isso, faz uso de conceitos e algumas noções já antes discutidos por Sêneca, ressignificando a ideia da sabedoria de vida como uma opção na condução da vida em um mundo no qual, essencialmente, imperam os desejos e o sofrimento. O indivíduo deve, pois, adotar certas máximas de vida responsáveis por tornar sua vida privada menos desagradável, prestando atenção às suas deliberações cotidianas.
Descargas
Citas
BARBOZA, J. Prefácio: em favor de uma boa qualidade de vida. In.: SCHOPENHAUER, A. Aforismos para a sabedoria de vida. Tradução de Jair Barboza. São Paulo: Folha de S. Paulo, 2015, p. 7-14.
DEBONA, V. A outra face do pessimismo: entre radicalidade ascética e sabedoria de vida. São Paulo. 270 páginas. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo (USP), 2013.
SCHOPENHAUER, A. Aforismos para a sabedoria de vida. Tradução de Jair Barboza. São Paulo: Folha de S. Paulo, 2015.
SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação. Tradução de Jair Barboza. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
SÊNECA. Sobre a brevidade da vida, sobre a firmeza do sábio: diálogos. Tradução e notas de José Eduardo S. Lohner. São Paulo: Penguin Classics/Companhia das Letras, 2017.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Lumen - ISSN: 2447-8717

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periódico Revista Lumen utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.



