As expressões do pêndulo do trabalho

O trabalhador entre a visibilidade nas redes sociais e o quiet quitting

Autores/as

  • Amanda Daniela de Souza
  • Issaaf Karhawi Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista.

DOI:

https://doi.org/10.32459/2447-8717e268

Palabras clave:

LinkedIn, Reddit, trabalho, quiet quitting, Redes Sociais

Resumen

O presente artigo aborda, por meio da análise do discurso, aspectos sobre a produção de conteúdo de trabalhadores no LinkedIn e no Reddit. Fundamentando-se nos estudos de visibilidade e performance (Sibilia, 2016), de vigilância, tecnologia e subjetividade (Bruno, 2013), de comunicação e cultura digital (Karhawi, 2020) e das transformações do mundo do trabalho (Antunes, 2015), busca-se entender em que medida a gestão de visibilidade no LinkedIn promove mobilidade social e estabelece novas sociabilidades, ao passo que no Reddit, investigam-se as características dos sujeitos que performam expressões relacionadas ao quiet quitting. Compreendeu-se aspectos como fortalecimento da imagem pessoal, de um lado, e produção de discurso apartado da norma como estratégia para construção de si mesmo, de outro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 5. ed. São Paulo. Boitempo, 2015.

BRUNO, F. Máquinas de ver, modos de ser: vigilância, tecnologia e subjetividade. Porto Alegre, Sulina, 2013.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Petrópolis, Vozes, 1983

KURZ, R. Manifesto contra o trabalho – Grupo Krisis. Tradução Heinz Dieter Heidemann e Cláudio R. Duarte, 1999.

KARHAWI, I. De Blogueira a Influenciadora: Etapas de profissionalização da blogosfera de moda brasileira. 1. ed. São Paulo. Sulina, 2020.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 10. ed. Campinas, SP: Pontes, 2012.

SIBILIA, P. O show do eu: a intimidade como espetáculo. 2. ed. Rio de Janeiro, Contraponto, 2016.

VÁSQUEZ, R. Identidade de marca, gestão e comunicação. Organicom, São Paulo, v.4, n.7., pg-198-211, dez.2007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138952/134300. Acesso em: 28 nov. 2021.

VIANA, S. Rituais de sofrimento. 1. ed. São Paulo. Boitempo, 2012.

Publicado

2023-12-07