ALFABETIZAÇÃO NO MÉTODO SOCIOLINGUÍSTICO: UMA PROPOSTA PARA O EXERCÍCIO DA CONSCIÊNCIA SOCIAL, SILÁBICA E ALFABÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.32459/revistalumen.v1i2.37Resumen
O presente trabalho trata do tema da alfabetização numa perspectiva crítica e reflexiva do sujeito, sem desconsiderar a importância de princípios linguísticos básicos da fala, da escrita e da leitura como base para uma alfabetização. Tem como objetivo geral analisar o Método de Paulo Freire associado com as aplicações linguísticas das autoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky. O presente estudo trata de uma pesquisa teórico-bibliográfica. Seus resultados indicam que para atingir esse modelo de alfabetização devemos reinventar o processo de ensino da leitura e da escrita a partir de uma perspectiva social. Nossa defesa é de que o ensino possibilita a inserção do sujeito no seu contexto social e político, na sua realidade e pode promover o despertar para a cidadania, encaminhando-o para a sua transformação social e consciência crítica, além de valorizar o domínio das correspondências entre grafemas e fonemas, para a exercitação da consciência silábica e alfabética.
Palavras-chave: Alfabetização. Método Sociolinguístico, Paulo Freire.
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