O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE NO BRASIL: UM DIÁLOGO COM A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v2i4.67

Resumen

O MEB teve em sua essência o ideal de construção de uma cultura nacional, popular e democrática, por meio de atividades conscientizadoras junto às classes populares. Para isso, desenvolveu diferentes ações educativas, dentre elas a alfabetização de adultos. O Brasil ainda apresenta um alto índice de analfabetismo. Buscando sua inserção na escolarização, muitos adultos buscam a EJA. Diante desse cenário, o artigo discute como a nova BNCC trata a educação e o currículo para esse contingente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Jeanny Meiry Sombra Silva, PUC SP

Doutoranda em Educação pelo Programa Psicologia da Educação (PUCSP), Mestre em Letras (Mackenzie), especialista em ensino de Língua Portuguesa (Unicamp) e em Designer Instrucional (Federal de Itajubá). Trabalhou como coordenadora de núcleo pedagógico SEESP e gestora de projetos de cursos a distância na Escola de Formação de Professores EFAP/SEESP. Atualmente é professora de pós-graduação, ministrando diferentes cursos na área de Educação; desenvolve conteúdos para cursos EaD e atividades de monitoria e tutoria no Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores PUCSP. Tem 9 anos de experiência no campo da formação docente, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de coordenadores, prática de ensino, currículo e avaliação, competência leitora e escritora e formação de tutores e professores EaD.

Citas

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Parecer CEB 11/2000. Diretrizes curriculares nacionais para a educação de jovens e adultos. Brasília: MEC, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Proposta Curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5a a 8a série: introdução / Secretaria de Educação Fundamental, 2002. Disponível em http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_livro_01.pdf Acesso em 15/04/2018

BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_19mar2018_versaofinal.pdf Acesso em 16/04/2018.

FÁVERO, Osmar. Uma pedagogia da participação popular; análise da prática pedagógica do MEB Movimento de Educação de Base, 1961-1966. Campinas: Autores Associados, 2006.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade. 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

_________. Pedagogia do Oprimido. 25 ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria C. Escolarização de jovens e adultos. Revista brasileira de Educação. São Paulo, n.14, maio-ago. 2000, pp.108-130.

MEB. Fundamentação do programa para 1965 – 1.ª parte: Estudos Sociais, 1.1 Cultura. Rio de Janeiro: MEB, 1965. Disponível em http://www4.pucsp.br/cedic/meb/o-meb.html Acesso em 13/04/2018.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, nº 12, 1999.

PEREIRA, D. & PEREIRA, E. Revisitando a história da educação popular no Brasil: em busca de um outro mundo possível. Revista Histedbr On-line, Campinas, n.40, p. 72- 89, dez.2010.

RUSSEL, Gisele M.; SILVA, Jeanny Meiry S. O aluno idoso da EJA e dos cursos livres para a terceira idade: encontros e desencontros. In. VASCONCELOS, Maria Lucia M. C.; BRITO, Regina (orgs.) Educação para a terceira idade. São Paulo: edições Loyola, 2012.

VASCONCELOS, Maria Lucia M. C. A terceira idade volta à escola: quem está preparada para recebe-la? In. VASCONCELOS, Maria Lucia M. C.; BRITO, Regina (orgs.) Educação para a terceira idade. São Paulo: edições Loyola, 2012.

Publicado

2018-06-01