Violência e direitos humanos em Jürgen Habermas

Autores/as

  • José Renato Polli Faculdade de Educação da Unicamp, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v3i5.81

Resumen

Este artigo tem como objetivo explicitar os conceitos fundamentais do pensamento do filósofo alemão Jürgen Habermas, sua Teoria do Agir Comunicativo e a Ética do Discurso, como bases teóricas centrais do debate em torno ao conceito de violência, uma das formas de violação dos direitos humanos. Em função do recrudescimento do conservadorismo e da violência como um de seus derivados mais imediatos, faz-se necessário resgatar elementos teóricos que incidam sobre a prática de resistência em direção a um horizonte emancipatório possível.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

José Renato Polli, Faculdade de Educação da Unicamp, Brasil

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989) com habilitações em história e psicologia, graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Plínio Augusto Amaral (1999), mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente desenvolve pesquisa de Pós-doutorado junto à Faculdade de educação da Unicamp, na linha de pesquisa Ética, política e educação,sendo membro do grupo de pesquisa PAIDEIA, do Departamento de Filosofia e História da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e História da Educação e Ética e educação. Atua principalmente nos seguintes temas: pensamento freireano, ética, filosofia política, filosofia da religião, história econômica e social, cultura e religiosidade.Tem experiência como docente na educação básica, no ensino superior e como pesquisador em filosofia, história e educação.Publicou 18 livros, 23 capítulos de livros e dezenas de artigos científicos em revistas especializadas. Também possui experiência como gestor, tendo sido diretor de escola cooperativista (2005-2012), Assessor especial educacional (secretário adjunto) (2013-2015) e secretário municipal de educação de Jundiaí-SP (2015-2016). Participou de dezenas de eventos científicos, como congressos, seminários, encontros, como pesquisador e organizador.

Citas

REFERÊNCIAS

HANSEN, Gilvan Luiz. A razão entre a violência e a emancipação: enfoque habermasiano. Véritas, Porto Alegre, v. 52, n. 1, p. 79-93, março de 2007.

LOHMANN, Georg. As definições teóricas de direitos humanos de Jürgen Habermas- o princípio legal e as correções morais. Trans/Form/Ação, Marília, v. 36, p. 87-102, 2013. Edição Especial.

POLLI, José Renato. Freire, Habermas e o horizonte da emancipação. 2ª. Ed. Jundiaí: In House, 2013.

________.Habermas: agir comunicativo e ética do discurso. Jundiaí: In House, 2012.

Publicado

2018-11-06