EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA E COMO DIREITO EM PAULO FREIRE
DOI :
https://doi.org/10.32459/revistalumen.v4i8.143Résumé
Este artigo tem como objetivo apresentar uma compreensão sobre a educação para o trabalho a partir dos referenciais freireanos que fundamentam a educação humanizadora e como direito social e subjetivo. Trata-se de demonstrar que uma visão progressista sobre a dimensão do trabalho nos processos educativos parte de uma concepção de educação integral, presente nos modelos clássicos de educação, desde os gregos. Discute também o próprio conceito de trabalho como uma das dimensões fundantes da existência humana, pensando algumas experiências práticas de educação crítica e emancipatória inspiradas em Paulo Freire, que levaram em conta a necessidade de uma formação educacional com vistas à formação para o trabalho, sem desconsiderar a formação ampla, clássica, inerente à tradição educacional republicana que sustenta que a educação escolar é um direito social e subjetivo inalienável.Téléchargements
Métriques
Références
ALCOFORADO, Luis; FERREIRA, Sónia Mairos. Paulo Freire na Universidade de Coimbra. Memórias e significações de um tempo de fé e ação. In: ALCOFORADO, Luis; BARBOSA, Márcia Regina; BARRETO, Denise Aparecido Brito. Diálogos Freireanos. A educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil. Coimbra/Recife: Imprensa da Universidade de Coimbra/Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2018.
GOES, Moacyr de. De pé no chão também se aprende a ler. (1961-1964). Uma escola democrática. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
GRAMSCI, Antonio. Caderno 12 (1932). Apontamentos e notas dispersas para um grupo de ensaios sobre a história dos intelectuais. In: _____. Cadernos do cárcere. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. v.2. p.13-53.
MELO, Alberto; BENAVENTE, Ana. Educação Popular em Portugal. Lisboa: Livros Horizonte,1978.
NUNES, César. O direito à educação e a educação como direito: passos e descompassos da política educacional brasileira no limiar do terceiro milênio. In: NUNES, César, POLLI, José Renato. Educação, humanização e cidadania. Fundamentos éticos e práticas políticas para uma pedagogia humanizadora. 2ª. Ed. Jundiaí/Campinas: In House/Brasílica, 2019.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, sujeito e história. São Paulo: Olho d`Água, 2001.
SOUZA, José Ribamar Furtado de; FURTADO, Eliane Dayse Pontes. Formação de jovens rurais e educação popular: fortalecimento da agricultura camponesa na perspectiva freireana no nordeste brasileiro. In: ALCOFORADO, Luis; BARBOSA, Márcia Regina; BARRETO, Denise Aparecido Brito. Diálogos Freireanos. A educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil. Coimbra/Recife: Imprensa da Universidade de Coimbra/Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2018.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
O periódico Revista Lumen utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.