EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA E COMO DIREITO EM PAULO FREIRE

Auteurs

  • José Renato Polli Faculdade de Educação da Unicamp

DOI :

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v4i8.143

Résumé

Este artigo tem como objetivo apresentar uma compreensão sobre a educação para o trabalho a partir dos referenciais freireanos que fundamentam a educação humanizadora e como direito social e subjetivo. Trata-se de demonstrar que uma visão progressista sobre a dimensão do trabalho nos processos educativos parte de uma concepção de educação integral, presente nos modelos clássicos de educação, desde os gregos. Discute também o próprio conceito de trabalho como uma das dimensões fundantes da existência humana, pensando algumas experiências práticas de educação crítica e emancipatória inspiradas em Paulo Freire, que levaram em conta a necessidade de uma formação educacional com vistas à formação para o trabalho, sem desconsiderar a formação ampla, clássica, inerente à tradição educacional republicana que sustenta que a educação escolar é um direito social e subjetivo inalienável.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

José Renato Polli, Faculdade de Educação da Unicamp

Doutor em Educação (FEUSP). Pós-doutor em Educação(FE-UNICAMP)

Références

ALCOFORADO, Luis; FERREIRA, Sónia Mairos. Paulo Freire na Universidade de Coimbra. Memórias e significações de um tempo de fé e ação. In: ALCOFORADO, Luis; BARBOSA, Márcia Regina; BARRETO, Denise Aparecido Brito. Diálogos Freireanos. A educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil. Coimbra/Recife: Imprensa da Universidade de Coimbra/Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2018.

GOES, Moacyr de. De pé no chão também se aprende a ler. (1961-1964). Uma escola democrática. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

GRAMSCI, Antonio. Caderno 12 (1932). Apontamentos e notas dispersas para um grupo de ensaios sobre a história dos intelectuais. In: _____. Cadernos do cárcere. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. v.2. p.13-53.

MELO, Alberto; BENAVENTE, Ana. Educação Popular em Portugal. Lisboa: Livros Horizonte,1978.

NUNES, César. O direito à educação e a educação como direito: passos e descompassos da política educacional brasileira no limiar do terceiro milênio. In: NUNES, César, POLLI, José Renato. Educação, humanização e cidadania. Fundamentos éticos e práticas políticas para uma pedagogia humanizadora. 2ª. Ed. Jundiaí/Campinas: In House/Brasílica, 2019.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, sujeito e história. São Paulo: Olho d`Água, 2001.

SOUZA, José Ribamar Furtado de; FURTADO, Eliane Dayse Pontes. Formação de jovens rurais e educação popular: fortalecimento da agricultura camponesa na perspectiva freireana no nordeste brasileiro. In: ALCOFORADO, Luis; BARBOSA, Márcia Regina; BARRETO, Denise Aparecido Brito. Diálogos Freireanos. A educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil. Coimbra/Recife: Imprensa da Universidade de Coimbra/Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2018.

Téléchargements

Publiée

2020-08-28