A CONCEPÇÃO E AS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DE JOÃO AMÓS COMÊNIO (COMENIUS)

Auteurs

  • Jeronimo de Oliveira Lombardo

DOI :

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v5i9.148

Résumé

Este artigo, em linhas gerais, tem como objetivo expor o pensamento pedagógico de João Amós Comênio. O educador tcheco procurou sintetizar as vertentes educacionais existentes em sua época. Seus escritos, principalmente a Didática Magna, sua obra prima, contribuíram para a percepção dos docentes acerca das metodologias empregadas no processo de ensino-aprendizagem, fundando, assim, a Didática Moderna.  O autor foi influenciado, sobretudo devido à própria experiência de vida, pela educação humanística e pela educação religiosa-protestante. Comênio foi um crítico contundente às instituições escolares do seu tempo, propondo um novo ideário político-social de educação, como a universalização do ensino e a não distinção entre os sexos e classes sociais, algo implementado mais tarde, somente no séc. XVIII, dentro do contexto europeu, pelos pensadores iluministas e revolucionários franceses.

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Biographie de l'auteur

Jeronimo de Oliveira Lombardo

Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) e graduando em Pedagogia por este mesmo Centro Universitário.

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Publiée

2021-03-29

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Artigos Livres