Pluralidade estilística no cinema de Abbas Kiarostami: análise dos filmes Onde fica a casa do meu amigo? Gosto de cereja e Dez

Autores

  • Denize Correa Araujo Pós Doutorado UAlg Universidade de Algarve Portugal (2013 - 2015), PhD em Comparative Literature, Cinema & Arts UCR University of California, Riverside (1998), Master of Arts em Film Studies ASU Arizona State University (1990) Estados Unidos, Especialização em Literaturas de Lingua Inglesa UFPR Universidade Federal do Paraná (1986), Graduação em Português e Inglês e respectivas literaturas pela UFPR Universidade Federal do Paraná (1984), Graduação em Música Piano pela EMBAP Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1964). . Coautoria: Michele Aline Jeremias de La Cruz, mestranda em comunicação pelo programa de pós graduação da Universidade Tuiuti do Paraná - PPGCom.

DOI:

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v5i9.151

Resumo

Desde suas primeiras obras, o diretor iraniano Abbas Kiarostami infundiu à cinematografia mundial um conjunto de determinantes estéticos que lhe conferiram o termo de autor. Realizador comprometido com a arte gentil da estética relacional, promoveu por meio de sua obra um desejo radical de ruptura com a linguagem cinematográfica popular. Sua matriz estética ancora-se em um cinema de hibridações poéticas com vistas à participação do espectador. O presente artigo explora os princípios de incerteza e incompletude que partem da pluralidade estilística presente nos filmes analisados.

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Biografia do Autor

Denize Correa Araujo, Pós Doutorado UAlg Universidade de Algarve Portugal (2013 - 2015), PhD em Comparative Literature, Cinema & Arts UCR University of California, Riverside (1998), Master of Arts em Film Studies ASU Arizona State University (1990) Estados Unidos, Especialização em Literaturas de Lingua Inglesa UFPR Universidade Federal do Paraná (1986), Graduação em Português e Inglês e respectivas literaturas pela UFPR Universidade Federal do Paraná (1984), Graduação em Música Piano pela EMBAP Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1964). . Coautoria: Michele Aline Jeremias de La Cruz, mestranda em comunicação pelo programa de pós graduação da Universidade Tuiuti do Paraná - PPGCom.

Dra. Denize Correa Araujo

Coordenadora da Pós em Cinema desde 1995 e Docente pesquisadora e orientadora de mestrado, doutorado e pós-doutorado do PPGCom UTP, tendo sido coordenadora do mesmo de 2004 a 2010. Diretora do Clipagem -Centro de Cultura Contemporânea- desde 2011. Membro do Conselho Internacional, do PC Comitê de Publicação e do SRC -Comitê de Revisão de Normas da IAMCR International Association of Media and Communication Research. Chair do GT Visual Culture e da Task Force Inter/Actions da IAMCR e Líder do GP CIC Comunicação, Imagem e Contemporaneidade, CNPq, desde 2001(em parceria com CIAC Portugal desde 2013). Coordenadora do GT Imagem e Imaginários Midiáticos COMPÓS . Curadora do ANIMATIBA e do FICBIC Festival de Cinema da Bienal Internacional de Arte de Curitiba. Coordenadora do NPPA - Núcleo de Pesquisa e Produção Audiovisual. Tem experiência na área de Comunicação e Artes, com ênfase em cinema e audiovisual, videoarte e ambientes midiáticos, atuando principalmente nos seguintes temas: análise teórico-prática de montagens audiovisuais; memória e imagem, virtualidade e simulacro, hibridação, intertextualidade e estética da hipervenção.
Coautoria: Michele Aline Jeremias de La Cruz, mestranda em comunicação pelo programa de pós graduação da Universidade Tuiuti - PPGCom.

Michele Aline Jeremias de La Cruz

Mestranda em comunicação pelo programa de pós graduação da Universidade Tuiuti - PPGCom.

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Publicado

2021-03-29

Edição

Seção

Dossiê