Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.32459/revistalumen.v6i12.196Resumo
Com enorme satisfação lançamos o décimo segundo número da Revista Lumen, que apresenta como tema de seu dossiê “Sociologia e educação”. Os artigos que compõem esta seção buscam, em alguma medida, explicitar as interlocuções entre os precursores das ciências sociais e suas implicações para a formação escolar e seus desdobramentos para o exercício da cidadania.
O texto do Prof. Dr. Sidnei Ferreira de Vares, intitulado Durkheim em busca de Rousseau: a influência rousseauísta na fundação da “escola sociológica francesa”, e que abre o dossiê, merece especial destaque, pois realiza uma análise rigorosa das influências de Jean-Jacques Rousseau sobre a obra de Émile Durkheim. A partir de uma leitura comparativa, o autor, referência nos estudos sobre Émile Durkheime, explicita as convergências entre os dois autores, além esclarecer o modo como Durkheim se apropriou de algumas intuições rousseístas, reelaborando-as e utilizando-as em seus próprios termos.
O segundo artigo, Fronteiras permeáveis: ensinar sociologia e filosofia que compõe o dossiê, de autoria de Álvaro de Souza Maiotti e Kalina Lígia de Almeida Borba, aborda diretamente o tema da interlocução entre sociologia e educação ao refletir sobre uma proposta metodológica para o ensino de Sociologia, mas apoiada nas interlocuções com a Filosofia. Para tanto, adota como ponto de partida concepções contemporâneas de Sociologia e Filosofia e suas respectivas abordagens metodológicas, considerando o contexto do ensino médio.
Por fim, Wagner Pulzi e Rogério Aparecido de Jesus, no artigo A gestão democrática como princípio imprescindível na construção da cidadania e da escola participativa, tratam especificamente da gestão democrática como um princípio norteador de práticas descentralizadoras dentro da escola, permitindo a participação de todos os membros da comunidade escolar, sem negligenciar o fato de que é preciso que o princípio da gestão democrática ultrapasse os muros da escola para que o verdadeiro sentido de cidadania tenha maior amplitude e alcance também as autoridades.
A seção de artigos livres conta com uma análise cuidadosa de autoria da Profa. Dra. Edineide Maria de Oliveira e Edelaine Silva Santos sobre os empreendimentos econômicos solidários no Brasil entre os anos de 2010 e 2012, e reflete sobre como eles introduziram as pessoas no mercado de trabalho desde 1980 e continuam a fazer isso desde então, principalmente os desempregados.
Convidamos, então, o leitor a participar das reflexões propostas neste volume, contribuindo, desta forma, para a ampliação do debate e do diálogo, tão necessários para os tempos desafiadores que estamos vivendo.
Boa leitura!
Prof. Dr. Thiago Rodrigues
Prof. Drª. Vanessa Bortulucce
Editores responsáveis
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O periódico Revista Lumen utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.