Apresentação

Autores

  • Thiago Rodrigues Centro Universitário Assunção - UNIFAI Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v6i12.196

Resumo

Com enorme satisfação lançamos o décimo segundo número da Revista Lumen, que apresenta como tema de seu dossiê “Sociologia e educação”. Os artigos que compõem esta seção buscam, em alguma medida, explicitar as interlocuções entre os precursores das ciências sociais e suas implicações para a formação escolar e seus desdobramentos para o exercício da cidadania.

O texto do Prof. Dr. Sidnei Ferreira de Vares, intitulado Durkheim em busca de Rousseau: a influência rousseauísta na fundação da “escola sociológica francesa”, e que abre o dossiê, merece especial destaque, pois realiza uma análise rigorosa das influências de Jean-Jacques Rousseau sobre a obra de Émile Durkheim. A partir de uma leitura comparativa, o autor, referência nos estudos sobre Émile Durkheime, explicita as convergências entre os dois autores, além esclarecer o modo como Durkheim se apropriou de algumas intuições rousseístas, reelaborando-as e utilizando-as em seus próprios termos.

O segundo artigo,  Fronteiras permeáveis: ensinar sociologia e filosofia que compõe o dossiê, de autoria de Álvaro de Souza Maiotti e Kalina Lígia de Almeida Borba, aborda diretamente o tema da interlocução entre sociologia e educação ao refletir sobre uma proposta metodológica para o ensino de Sociologia, mas apoiada nas interlocuções com a Filosofia. Para tanto, adota como ponto de partida concepções contemporâneas de Sociologia e Filosofia e suas respectivas abordagens metodológicas, considerando o contexto do ensino médio.

Por fim, Wagner Pulzi e Rogério Aparecido de Jesus, no artigo  A gestão democrática como princípio imprescindível na construção da cidadania e da escola participativa, tratam especificamente da gestão democrática como um princípio norteador de práticas descentralizadoras dentro da escola, permitindo a participação de todos os membros da comunidade escolar, sem negligenciar o fato de que é preciso que o princípio da gestão democrática ultrapasse os muros da escola para que o verdadeiro sentido de cidadania tenha maior amplitude e alcance também as autoridades.

A seção de artigos livres conta com uma análise cuidadosa de autoria da Profa. Dra. Edineide Maria de Oliveira e Edelaine Silva Santos sobre os empreendimentos econômicos solidários no Brasil entre os anos de 2010 e 2012, e reflete sobre como eles introduziram as pessoas no mercado de trabalho desde 1980 e continuam a fazer isso desde então, principalmente os desempregados.

Convidamos, então, o leitor a participar das reflexões propostas neste volume, contribuindo, desta forma, para a ampliação do debate e do diálogo, tão necessários para os tempos desafiadores que estamos vivendo.

 

Boa leitura!

Prof. Dr. Thiago Rodrigues

Prof. Drª. Vanessa Bortulucce

Editores responsáveis

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Biografia do Autor

Thiago Rodrigues, Centro Universitário Assunção - UNIFAI Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2018) e Mestre em Filosofia pela mesma instituição (2012), possui também especialização em Filosofia Contemporânea e História pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2010) e graduação em Filosofia - Licenciatura Plena, pelo Centro Universitário Assunção - UNIFAI (2008). Atualmente é professor e coordena o curso de Especialização (Lato Sensu) em Filosofia e Pensamento Político Contemporâneos pela mesma instituição; Além de atuar na pós-graduação, leciona na graduação no curso de Filosofia também pelo UNIFAI. Tem como núcleo de suas pesquisas e de seus escritos os seguintes temas: Ética e literatura; filosofias da existência; criação, imaginação e imaginário; filosofia e literatura; história e subjetividade.

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Publicado

2022-09-07

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