Sobre o discurso conservador
Do reducionismo dogmático ao ceticismo metodológico
DOI:
https://doi.org/10.32459/revistalumen.v1i1.27Palavras-chave:
Filosofia, Ceticismo, Dogmatismo, Falácia, AntidogmatismoResumo
A partir da chave da reflexão filosófica, mais especificamente do ceticismo pirrônico, objetiva-se com este artigo ressaltar a necessidade de se assumir uma postura antidogmatizante a fim de evitar o reducionismo dogmático implicado em grande parte do discurso conservador. Nesse sentido torna-se imperativo compreender a reflexão filosófica como uma atividade, em outros termos, como uma prática teórica. Para tanto adotar-se-á a análise de algumas falácias argumentativas correntes no registro do discurso conversador como estratégia argumentativa. Decorre daí o recurso ao ceticismo pirrônico, no registro em que Porchat se apropria dessa teoria, como alternativa necessária aos abusos do discurso dogmático.Downloads
Métricas
Referências
ARENDT, Hannah. A vida do espírito. Tradução de Antônio Abranches e Helena Martins. Rio deJaneiro: Relume-Dumará, 1995.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. 5. ed. Lisboa: Fundação CalousteGulbenkian, 2001.
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: que é esclarecimento? In: Textos Seletos.Tradução de Floriano deSouza Fernandes. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.
LIMA, João Epifânio Régis de. Ce N’est Pas Évident. In: Filosofia e modernidade: reflexão sobreo conhecimento.São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2008.
NIETZSCHE, Friedrich. Ecce homo: Como alguém se torna o que é. Tradução, notas e posfácio dePaulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
PEREIRA, Oswaldo Porchat. Ainda é preciso ser cético. Revista Praxis Filosófica. Cali-Colombia,v. 13,p. 53-69, jul./dez. 2001.Disponívelem:http://praxis.univalle.edu.co/numeros/n13/oswaldo_porchat_pereira.pdfAcesso em: 29 abr.2015.
PEREIRA, Oswaldo Porchat. O Conflito das Filosofias. In: A Filosofia e a Visão Comum do Mundo. São Paulo:Editora Brasiliense, 1981.
PLATÃO. Teeteto. (Domínio público) Tradução de Carlos Alberto Nunes. Disponível em:http://100medo.com.br/documents/Livros/Teeteto.pdf. Acesso em: 27 abr. 2015.
SMITH, Plínio Junqueira. Ceticismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.REVISTA LUMEN ISSN: 2447-8717 Nº 1 SÃO PAULO JANEIRO/2016 - página 59
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista Lumen
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Revista Lumen utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.