DADAÍSMO E SURREALISMO: UMA EXPERIÊNCIA NO CINEMA
DOI:
https://doi.org/10.32459/revistalumen.v1i2.36Abstract
Dadaísmo e Surrealismo são duas correntes que revolucionaram a concepção de arte e cultura nas primeiras décadas do século XX, apresentando uma nova visão do mundo, inclusive por meio de manifestos literários e de envolvimento em atividades políticas. Os seus mais significativos representantes (Duchamp, Dalí, Ernst) são mais conhecidos na área das artes visuais. Entretanto, as duas correntes deram uma importante contribuição no campo da literatura, do teatro, da fotografia e do cinema, merecendo a atenção de filósofos, em particular, Benjamin. O cinema é o destaque deste artigo, por meio de uma abordagem filosófica.
Palavras-chave: dadaísmo, surrealismo, cinema, arte, revolução.
Downloads
Metrics
References
BENJAMIN, W. Magia e Técnica, Arte e Política. Brasília: Brasiliense Editora, 2010.
DUARTE, C. Marcel Duchamp: olhando o Grande Vidro como interface. São Paulo; N. Imagem, 2010.
FORTINI, F. O movimento surrealista. Lisboa: Editorial Presença, 1965.
LOWY, M. A estrela da manhã: surrealismo e marxismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
PAZ, O. Marcel Duchamp, ou o castelo da pureza. São Paulo: Perspectiva, 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
O periódico Revista Lumen utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.