FRONTEIRAS PERMEÁVEIS: ENSINAR SOCIOLOGIA E FILOSOFIA
DOI:
https://doi.org/10.32459/revistalumen.v6i12.173Resumen
O objetivo deste artigo é esboçar uma proposta metodológica para o ensino de Sociologia apoiada em suas relações com a Filosofia. Adotou-se como ponto de partida concepções contemporâneas de Sociologia e Filosofia e suas respectivas abordagens metodológicas, considerando o contexto do ensino médio. Sociologia e Filosofia partilham de múltiplos pontos de convergência: o trânsito de pensadores entre esses dois campos do saber; a relação com o senso comum; a abordagem metodológica composta a partir da articulação entre elementos diversos; habilidades indispensáveis ao desenvolvimento integral dos estudantes e seu pleno exercício de cidadania como resultado dos processos de ensino-aprendizagem. A articulação metodológica entre as duas disciplinas pode garantir a ambas maior espaço para atuação e potencialização de habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes. De modo que se constitui como um estudo teórico, os procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica mostraram-se os mais adequados à sua realização
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