FRONTEIRAS PERMEÁVEIS: ENSINAR SOCIOLOGIA E FILOSOFIA

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v6i12.173

Résumé

O objetivo deste artigo é esboçar uma proposta metodológica para o ensino de Sociologia apoiada em suas relações com a Filosofia. Adotou-se como ponto de partida concepções contemporâneas de Sociologia e Filosofia e suas respectivas abordagens metodológicas, considerando o contexto do ensino médio. Sociologia e Filosofia partilham de múltiplos pontos de convergência: o trânsito de pensadores entre esses dois campos do saber; a relação com o senso comum; a abordagem metodológica composta a partir da articulação entre elementos diversos; habilidades indispensáveis ao desenvolvimento integral dos estudantes e seu pleno exercício de cidadania como resultado dos processos de ensino-aprendizagem. A articulação metodológica entre as duas disciplinas pode garantir a ambas maior espaço para atuação e potencialização de habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes. De modo que se constitui como um estudo teórico, os procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica mostraram-se os mais adequados à sua realização

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Álvaro de Souza Maiotti, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - Seduc/SP

Mestrando em Educação e Saúde na Infância e Adolescência (EFLCH – Unifesp). Especialista em Educação e Tecnologias com habilitação em Produção e Uso de Tecnlogia para Educação e em Design Instrucional: Projeto e Desenho Pedagógico (UFSCar – 2019), Sociologia para o Ensino Médio (UnB – 2019) e Ensino de Filosofia no Ensino Médio (UFSM – 2018). Licenciado em Pedagogia (UAM – 2017) e em Filosofia (UniÍtalo – 2013). Professor de Educação Básica II, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – Seduc/SP. E-mail: alvaro_maiotti@yahoo.com.br.

Kalina Lígia de Almeida Borba, Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal - SEDF

Mestra em Educação (UnB – 2014). Especialista em Mídias na Educação (UnB – 2011), Tecnologias na Educação (PUC-Rio – 2008) e em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas (UnB – 2005). Graduada em Comunicação Social (UniCeub – 2000), licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Francesa (UnB – 1998). Atualmente é professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. E-mail: kalina.ead@gmail.com.

Références

ARAÚJO, A. M; LIMA, J. G. S. A. A relevância do ensino de sociologia e de filosofia para a formação dos jovens no séc. XXI. Revista HOLOS, vol. 4, p. 166-176, 2015.

BAUMAN, Z; MAY, T. Aprendendo a pensar com a sociologia. Tradução de Alexandre Werneck. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.

MAIOTTI, Á. S. Entre as sendas da literatura: um ensaio metodológico para o ensino de Filosofia. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) – Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Novo Hamburgo, 2018.

NÓBREGA, J. A. S. Elementos para se pensar sobre a didática da Sociologia no ensino médio. Em Debate, Florianópolis, vol. 14, p. 101-121, 2015.

Téléchargements

Publiée

2022-09-07