DESMISTIFICAR O PROCESSO (IN)CONSTITUCIONAL DAS BASES EDUCACIONAIS BRASILEIRAS

Auteurs

  • Adriano Carvalho Viana CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO, FACULDADE SANTA TEREZINHA- CEST, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

DOI :

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v2i4.56

Résumé

A proposta deste artigo é fazer uma análise da Educação Básica Brasileira, bem como constar normas e direitos fundamentais que devem ser seguidos. São ressaltados também o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Constituição Federal Brasileira. Como objetivo, buscou-se evidenciar o ensino básico (pré-escola e sua gratuidade para com a sociedade). Em linhas gerais, o presente trabalho visa informar o leitor pelo viés da Constituição Federal Brasileira e os Direitos Fundamentais, além de fornecer dados do INEP em relação à Educação Básica no ano de 2017.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Adriano Carvalho Viana, CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO, FACULDADE SANTA TEREZINHA- CEST, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

FILOSOFIA/DIREITO/ LITERATURA 



Références

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: Acesso em: 23 abr. 2018.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 15 dez. 2017.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 15 dez. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Publicações. 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12598:publicacoes&catid=195:seb-educacao-basica>. Acesso em: 23 fev. 2018.

CENSO ESCOLAR 2017. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Disponível em: <http://www.censo.inep.gov.br/>. Acessado em: 28 fev. 2018.

GILLIGAN, C. Uma voz diferente. Rio de Janeiro: Rosa dos tempos, 1982

INEP. Notas Estatísticas do Censo Escolar, 2017- Inep.

LIBÂNEO, José Carlos, OLIVEIRA, João Ferreira de, TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 7.ed. Cortez: São Paulo, 2009.

LUC, J-N. Les premières écolesenfantinesetl’inventiondujeune enfant. In: BECCHI, E. ; JULIA, D. (org.) Histoire de l’enfance em Occident. De l’Antiquitéau XVII éme Siècle. Tome 2. Paris : Èd. Seuil, 1996.

MENESES, João Gualberto de Carvalho. A profissão de professor e dos profissionais da Educação Básica. In: MENESES, João Gualberto de Carvalho et al. Estrutura e funcionamento da educação básica: leituras. 2. ed. São Paulo: Thomson learning, 1999, p. 291 -299.

PERRENOUD, Philippe et al. A Escola de A a Z: 26 maneiras de repensar a Educação. Porto Alegre: Artmed, 2005.

RATZINGER, J. El Dios de la fe y el Dios de los filósofos. Madrid: Encuentro, 2007.

Rel. Min. Celso de Mello, julgado em 12/05/2016 (Info 826).

VASCONCELOS, T. A educação de infância é uma ocupação ética. In: Revista Portuguesa de Pedagogia. Infância. Família, comunidade e educação, Coimbra: Faculdade de Psicologia e ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Ano 38-1,2 e 3, p. 109-127, 2004.

Téléchargements

Publiée

2018-06-01