Da retórica antipolítica à adesão ao establishiment

a acomodação do ex-prefeito de belo horizonte, Alexandre Kalil (PSD), ao sistema político pela ótica da comunicação eleitoral

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32459/2447-8717e237

Palabras clave:

Propaganda Eleitoral, Antipolítica, Alexandre Kalil, Facebook

Resumen

O artigo discute o ciclo recente da antipolítica no Brasil e em Minas Gerais e analisa a comunicação eleitoral de Alexandre Kalil (PSD), ex-prefeito de Belo Horizonte e candidato derrotado ao governo de Minas Gerais em 2022. O trabalho tem por objetivo entender como se deu a evolução e a adaptação do discurso antipolítico do líder mineiro, realizando uma análise de conteúdo de sua propaganda eleitoral no Facebook em dois momentos: no pleito de 2016, quando Kalil tornou-se prefeito em sua primeira disputa eleitoral e no pleito de 2022, o último disputado pelo ator político. A metodologia privilegiou a análise dos vídeos disponibilizados por meio da rede social do candidato e consistiu na decupagem dos mesmos, mapeando sua estrutura de composição e discutindo o conteúdo político e antipolítico encontrado. No total, foram selecionados e analisados 51 vídeos postados na fanpage de Kalil em 2016 e 119 vídeos em 2022.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Luiz Ademir de Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Mestre e Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ, Mestre em Comunicação Social pela UFMG, docente e pesquisador do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PROMEL) da UFSJ e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFJF. Atualmente, é Bolsista de Produtividade CNPq - Nível 2.

Fernando de Resende Chaves, Universidade Paulista (UNIP)

Doutor em Comunicação Social pela Universidade Paulista (UNIP), Mestre em Comunicação Social pela UFJF e Graduado em Jornalismo pela UFSJ. Atualmente, é vereador em Resende Costa - MG pelo PDT e atua em consultorias de comunicação.

Citas

ALBUQUERQUE, A. “Aqui você vê a verdade na tevê”. A propaganda política na televisão. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Imagem e Informação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1999.

ALDÉ, A.; BORBA, F. O Horário Eleitoral e a Formação da Opinião Pública. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIA POLÍTICA, 10., Rio de Janeiro, 2016. Anais... 2016. Disponível em: <https://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/6520>. Acesso em: 10 maio 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BORBA, F.; VEIGA, L.; MARTINS, F. “Os condicionantes da aceitação e da rejeição à propaganda negativa na eleição presidencial de 2014”. Revista Brasileira de Ciência Política – RBCP, n. 25, p. 205-236, 2018.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

BRAGA, J. L. “Circuitos versus campos sociais”. In: MATTOS, M. A.; JANOTTI JÚNIOR, J.; JACKS, N. (Org.). Mediação & Midiatização. Salvador: EDUFBA, 2012, p.31-52.

CASTELLS, Manuel. Fim de Milênio. São Paulo: Paz e Terra, 2020.

CHAVES, F.; OLIVEIRA, L.; FERNANDES, C. “Antipolítica e populismo na comunicação do prefeito reeleito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD)”. RAEIC-Revista de la Asociación Española de Investigación de la Comunicación, v. 9, n. 17, p. 330-359, 2022.

FIGUEIREDO, M. et al. “Estratégias de Persuasão em Eleições Majoritárias. Uma proposta metodológica para o estudo da propaganda eleitoral”. Opinião Pública, Campinas, v. 4, n. 3, p. 109-120, 1998.

GARCÊZ, R. A representação política em uma perspectiva comunicacional. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL (COMPÓS), 26., 2017, Brasília. Anais... Brasília: Compós, 2017. 24p.

GARCÊZ, R.; MAIA, R. “Representação política não-eleitoral na perspectiva processual: discursividade e estratégia no debate sobre a educação de surdos”. Revista Compolítica, v. 6, n. 2, p. 7-34, 2017. 201cccttps://doi.org/https://doi.org/10.21878/compolitica.2016.6.2.103

GOMES, W.; MAIA, R.; MARQUES, F. J. (Org.). Internet e Participação Política no Brasil. Porto Alegre: Sulina, 2011.

HJARVARD, S. Midiatização: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultural. Matrizes, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 53-92, jan./jun. 2012.

JENKINS, H. Cultura de Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

KITCHIN, R. The data revolution: big data, open data, data infrastructures and their consequences. London: Sage, 2014

MIGUEL, L. F. Mito e discurso político: uma análise a partir da campanha eleitoral brasileira de 1994. Campinas: UNICAMP, 2000.

MOUFFE, C. The democratic paradox. London: Verso, 2015.

OLIVEIRA, L. A.; FERNANDES, C. M.; MARTINS, T. F. “Propaganda Política na TV e o HGPE como modelo hegemônico de estratégia eleitoral: análise da eleição de 2014”. Mediaciones Sociales, v. 17, p. 135-153, 2018.

OLIVEIRA, L. As estratégias retóricas na construção dos mundos de natureza ficcional da política. Um estudo comparativo das campanhas de Belo Horizonte e Salvador na eleição municipal de 2000. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

PANKE, L.; CERVI, E. “Análise da Comunicação Eleitoral: uma proposta metodológica para os estudos do HGPE”. Contemporânea/Comunicação e Cultura, v. 9, n. 3, p. 390-404, set./dez. 2011.

RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

RECUERO, R.; BASTOS, M.; ZAGO, G. Análise de redes sociais para a mídia social. Porto Alegre: Sulina, 2015.

RODRIGUES, A. Estratégias da Comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 1990.

SCHEDLER, A. The end of politics? Explorations into modern antipolitics. London: MacMillian Press, ‘997.

TESSEROLI, R.; PANKE, L. “Da comunicação política ao marketing eleitoral reflexões sobre estratégias e ferramentas de campanha”. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, v. 9, p. 94-122, 2021.

THOMPSON, J. A mídia e a modernidade. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

VOLPATO, B. Ranking: as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo em 2023, com insights, ferramentas e materiais. Site Resultados Digitais, 16 mar. 2023. Disponível em: <https://resultadosdigitais.com.br/marketing/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/>. Acesso em: 12 maio 2023.

Publicado

2023-12-07