Da retórica antipolítica à adesão ao establishiment

a acomodação do ex-prefeito de belo horizonte, Alexandre Kalil (PSD), ao sistema político pela ótica da comunicação eleitoral

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.32459/2447-8717e237

Mots-clés :

Propaganda Eleitoral, Antipolítica, Alexandre Kalil, Facebook

Résumé

O artigo discute o ciclo recente da antipolítica no Brasil e em Minas Gerais e analisa a comunicação eleitoral de Alexandre Kalil (PSD), ex-prefeito de Belo Horizonte e candidato derrotado ao governo de Minas Gerais em 2022. O trabalho tem por objetivo entender como se deu a evolução e a adaptação do discurso antipolítico do líder mineiro, realizando uma análise de conteúdo de sua propaganda eleitoral no Facebook em dois momentos: no pleito de 2016, quando Kalil tornou-se prefeito em sua primeira disputa eleitoral e no pleito de 2022, o último disputado pelo ator político. A metodologia privilegiou a análise dos vídeos disponibilizados por meio da rede social do candidato e consistiu na decupagem dos mesmos, mapeando sua estrutura de composição e discutindo o conteúdo político e antipolítico encontrado. No total, foram selecionados e analisados 51 vídeos postados na fanpage de Kalil em 2016 e 119 vídeos em 2022.

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Bibliographies de l'auteur

Luiz Ademir de Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Mestre e Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ, Mestre em Comunicação Social pela UFMG, docente e pesquisador do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PROMEL) da UFSJ e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFJF. Atualmente, é Bolsista de Produtividade CNPq - Nível 2.

Fernando de Resende Chaves, Universidade Paulista (UNIP)

Doutor em Comunicação Social pela Universidade Paulista (UNIP), Mestre em Comunicação Social pela UFJF e Graduado em Jornalismo pela UFSJ. Atualmente, é vereador em Resende Costa - MG pelo PDT e atua em consultorias de comunicação.

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Publiée

2023-12-07

Numéro

Rubrique

Dossiê