AS PESQUISAS QUALITATIVA E QUANTITATIVA COMO MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: UM ESTUDO COMPARATIVO E OBJETIVO

Autores/as

  • Sidney Proetti UNIFAI

DOI:

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v2i4.60

Resumen

Este texto tem como objetivos apresentar, de forma simples e prática, os conceitos de pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa e esclarecer suas formas de uso nas pesquisas acadêmico-científicas. O estudo foi fruto de uma pesquisa bibliográfica de longa profundidade, como revisão de obras de metodologia. É muito comum encontrar graduandos e pós-graduandos que têm dificuldades tanto no entendimento quanto na escolha correta do tipo de pesquisa que utilizará nas suas buscas de dados para a solução de problemas de pesquisa em trabalhos científicos. Ao longo deste texto, poder-se-á entender as definições de cada uma delas com a utilização de citações literais comentadas e, também, os seus elementos de diferenciação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Sidney Proetti, UNIFAI

Doutor em Comunicação Social; Mestre em Administração; Mestre em Comunicação Social; Docente e Coordenador dos cursos de Ciências Contábeis e MBA em Gestão Estratégica de Negócios no Centro Universitário Assunção – UNIFAI; Professor da FAM – Faculdade das Américas. Foi professor na PUC-SP; Autor dos livros: Metodologia do Trabalho Científico: abordagens para a construção de trabalhos acadêmicos; Praticando a Metodologia do Trabalho Científico; Simplificando a Lógica; Introdução ao Marketing; Reflexões para Melhorar o Ambiente de Trabalho; A Evolução da Administração e a Motivação no Ambiente de Trabalho; Liderança Eficaz; Gestão Empresarial Eficaz; A (In)Formação do Líder Eficaz. Autor de vários artigos científicos em diversas áreas como sociologia, globalização, turismo, comunicação, gestão de negócios, qualidade e administração.

Citas

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia (Trad. Alfredo Bosi). 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002. 203 p.

CASSETARI, Leila; DOMENICO, Viviane Galhanone Cunha Di. Métodos e técnicas de pesquisa em psicologia: uma introdução. 3. ed. São Paulo: Edicon, 2002. 139 p.

DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000. 216 p.

ECO, Humberto. Como se faz uma tese. Trad. Gilson Cesar Cardoso de Souza. 19. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.

EPSTEIN, Isaac. Divulgação científica: 96 verbetes. Campinas/SP: Pontes, 2002. 288 p.

FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2001. 200 p.

FETTERMAN, D.M. Ethnography Step-by-Step. Newbury Park, CA: Sage Publications, 1980. p. 11

GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE – Revista de Administração de Empresas. São Paulo. V. 35. n. 3. p. 21. 1995.

HÜBNER, Maria Martha. Guia para elaboração de monografias e projetos de dissertação de mestrado e doutorado. São Paulo: Pioneira-Mackenzie, 1999. 76 p.

MÁTTAR NETO, João Augusto. Metodologia científica na era da informática. São Paulo: Saraiva, 2002. 262 p.

MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira, 2002. 152 p.

PROETTI, Sidney. Metodologia do trabalho científico: abordagens para a construção de trabalhos acadêmicos. 4. ed. São Paulo: Edicon, 2005. 126 p.

_______________. Praticando a metodologia do trabalho científico. 2. ed. São Paulo: Edicon, 2005. 96 p.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1996. 178 p.

SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2000. 142 p.

TOBIAS, José Antonio. Como fazer sua pesquisa. 4. ed. São Paulo: AM edições, 1992. 71 p.

Publicado

2018-06-01