Hermenêutica e educação

Auteurs

  • Mario Ariel Gonzales Porta PUC-SP

DOI :

https://doi.org/10.32459/2447-8717e290

Mots-clés :

Educação, Hermenêutica, Gadamer, Racionalidade finita

Résumé

Neste texto, proponho considerar a relação entre hermenêutica e educação a partir de várias perspectivas que, embora, em princípio, sejam independentes umas das outras, podem, no entanto, ser utilmente ligadas no marco da proposta de uma teoria da racionalidade finita.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Mario Ariel Gonzales Porta, PUC-SP

Bolsista de produtividade CNPQ PQ 2 possui graduação em Filosofia pela Universidade Maior da República de Montevidéu (1980) e doutorado em Filosofia - Universitat Munster (Westfalische-Wilhelms) (1989). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: origens da filosofía contemporânea, Kant, neokantismo, fenomenologia, psicologismo e ensino da filosofia.

Références

GADAMER, Hans-Georg. “Wahrheit und Methode. Grundzüge einer philosophischen Hermeneutik”. 1ed. 1960. In: Collected Works, 7ed. Tübingen: Mohr Siebeck, 2010, v. 1.

GADAMER, Hans-George. “Wahrheit und Methode. Ergänzungen und Register”. 2ed. 1960. In: Collected Works. Tübingen: Mohr Siebeck, 1993, v. 2.

GONZÁLES PORTA, M. A. O pensamento de Immanuel Kant. Brasília: Academia Monergista, 2023.

Téléchargements

Publiée

2024-06-29