O FUTURISMO DE OSWALDO BARBIERI, NO POEMA ÁFRICA - CALOR/SUJEIRA - LUXÚRIA

Autores/as

  • Vanessa Beatriz Bortulucce UNIFAI - Centro Universitário Assunção, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.32459/revistalumen.v4i8.93

Resumen

O presente artigo apresenta algumas considerações acerca da poética de Osvaldo Barbieri (1895-1958), artista do futurismo italiano, cuja importância reside especialmente no caráter múltiplo de sua obra. Pintor, desenhista, escultor e poeta, Bot (seu codinome futurista) passou a integrar o grupo de Marinetti em 1929, e a partir deste momento realizou obras de caráter polimatérico, nas mais variadas técnicas. É, contudo, em sua experiência no continente africano, a partir de 1934, que o artista expande seu campo criativo, assumindo outra identidade e celebrando a diversidade da África em obras visuais e poemas, como por exemplo, o Manifesto África – calor / sujeira – luxúria, apresentado ao final do deste artigo, pela primeira vez em língua portuguesa.

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Biografía del autor/a

Vanessa Beatriz Bortulucce, UNIFAI - Centro Universitário Assunção, Brasil

Historiadora da imagem, da arte e da cultura. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Possui Pós-doutorado pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Atualmente é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Universidade São Judas Tadeu e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nas áreas da cultura do século XX: Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, arte e política. No ensino e na pesquisa, também desenvolve estudos nas seguintes áreas : Educação (História da Educação, Sociologia da Educação), Cultura de Massa ( História em Quadrinhos, Teoria da Comunicação, Análise das mídias, Cinema e Fotografia, Indústria Cultural), História e teoria do Design, História do vestuário, História da Cultura (História da Cor, estética do horror, arte tumular, história e análise dos símbolos), História da Arte Africana. Pesquisadora e tradutora independente. Membro do ICOM Brasil.

Citas

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Publicado

2020-08-28

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